ESCALAS MAIORES COM SUSTENIDOS (#)
As Escalas Maiores são Formadas por 5 (cinco) TONS e 2 (dois) SEMI-TONS. Conforme explicados na postagem anterior. Toda escala maior se acham os semi-tons nos 3º e 4º - 7º e 8º grau da escala. A escala Natural que chamamos, é a escala de Dó Maior, pois ela não tem em sua Armadura de Clave acidentes fixos indicando a tonalidade ou a obrigatoriedade de alguma alteração de altura nas notas que compõe a sua escala (DÓ MAIOR).
Obs. Por que a escala que não tem acidentes é chamada de Dó Maior ou Natural?
É assim porque toda escala Maior tem em sua composição os semitons como regra nos 3º e 4º - 7º e 8º grau da escala, sendo assim, pegamos a Tônica da escala que é a nota que se dá o nome a escala que é a 1ª nota a "Dó" que também chamamos de 1º grau da escala. (1º=Dó, 2º=Ré, 3º=Mi, 4º=Fá, 5º=Sol, 6º=Lá, 7º=Si, 8º= Dó) então temos uma escala com 8 graus, e se aplicarmos a regra dos semitons acharemos então os semitons no lugar determinado da regra dos graus que é uma escala maior:
Exp. (1º=Dó, 2º=Ré, "3º=Mi, 4º=Fá", 5º=Sol, 6º=Lá, 7º=Si, 8º= Dó).
ASSITIR A AULA COMPLETA SOBRE FORMAÇÃO DAS ESCALAS
Aula on-line realizada em 22.09.2022
SUSTENIDO
Para formar uma escala Maior com Sustenido, temos que saber a sequencia dos acidentes fixos junto a clave. A sequencia obrigatória dos Sustenidos (#) na clave são estas:
Fá - Dó - Sol - Ré - Lá - Mi - Si
1- Para acharmos a tonalidade da escala com 1 Sustenido, temos que aplicar uma regra na razão de uma 5ª ascendente. Exp. Pegamos a escala natural de Dó Maior e subimos uma 5ª a partir da tônica. (Dó - Ré - Mí - Fá - Sol) a tonalidade da escala com o 1º Sustenido como acidente fixo na nota Fá é de Sol Maior.
2 -Para achar a tonalidade da escala com 2 Sustenidos fixo nas notas Fá e Dó, pegamos a escala de Sol Maior e subimos uma 5ª a partir da tônica. (Sol - La - Si - Dó - Ré) a tonalidade da escala com 2 Acidentes Fixos nas notas Fá e Dó é a de Ré Maior.
Para as demais escalas é só usar esta mesma regra para achar as outras tonalidades, sempre partindo da ultima Tonalidade da escala que foi encontrada.
BEMOL
Para formar uma escala Maior com Bemol, temos que saber a sequencia dos acidentes fixos junto a clave. A sequencia obrigatória dos Bemóis (b) na clave são estas:
Si - Mi - La - Ré - Sol - Dó - Fá
1- Para acharmos a tonalidade da escala com 1 Bemol, temos que aplicar uma regra na razão de uma 5ª descendente (Circulo das Quintas). Exp. Pegamos a escala natural de Dó Maior e descemos uma 5ª a partir da tônica. (Dó - Sí - Lá - Sol - Fá) a tonalidade da escala com o 1º Bemol como acidente fixo na nota "Sí" é de Fá Maior.
2 -Para achar a tonalidade da escala com 2 Bemóis fixo nas notas "Si e Mi", pegamos a escala de Fá Maior e descemos uma 5ª a partir da tônica. (Fá - Mi - Ré - Dó - Si) a tonalidade da escala com 2 acidentes fixos nas notas "Si e Mi" é a de Sí Maior.
Para as demais escalas é só usar esta mesma regra para achar as outras tonalidades, sempre partindo da ultima Tonalidade da escala que foi encontrada.